Não existe mistério para fazer café. Você provavelmente já viu café sendo feito, já sentiu o cheiro de um café recém-feito e tem uma vaga ideia do que está buscando. Mas já parou pra pensar como você sabe o que espera de um café? O que você já sentiu antes. As memórias dos cafés que você já tomou. Elas ajudaram a formar em você uma expectativa de sabor, de cheiro, de fumaça e de satisfação.
Nada mais fácil. Vamos experimentar com um café coado. Primeiro você escolhe seus utensílios.
Sobre o coador, você precisa decidir se vai usar um coador de pano ou de papel. Os de papel existem no supermercado e costumam ser baratos, mas são descartáveis e devem ser usados apenas uma vez. Os de pano duram vários e vários usos, e podem ser encontrados em lojas mais generalistas de coisas para cozinha. Os de pano funcionam sozinhos e você segura durante a filtragem; os de papel precisam de um porta-coador.
Coador de pano |
Coador de pano (visto de cima) |
Filtro de papel |
Filtro de papel (dobrado para encaixar no porta-coador) |
Suporte para filtro de papel |
Agora aos ingredientes.
As quantidades você vai descobrir e ajustar com o tempo segundo o seu gosto pessoal. Novamente nenhum mistério, e ainda além, nenhuma certeza de bons e ruins absolutos: o melhor aqui é como você preferir. Mas precisamos dar uma dica de como começar, não é?
Opa. Gramas? Precisa de balança? Não. Não precisa. Se você tiver, é melhor usar. Senão, se você preferir usar como medida uma colher de chá cheia, fica assim. Aproveitamos para incluir uma equivalência pra medir a água:
E fazer é ainda mais fácil.
Seu café está pronto para saborear. Adoce como preferir. Vale a pena experimentar antes de adoçar: é assim que o café é de verdade.
A limpeza dos utensílios também é simples. A jarra pode ser lavada com água (se você quiser, pode usar um sabão leve) e posta para secar ao ar livre. O filtro de pano deve ser lavado apenas com água e também pode secar ao ar livre (se você quiser pode secá-lo com um pano muito limpo antes de deixar ao ar livre). O filtro de papel deve ser jogado fora logo após o uso junto com o pó assim que estiver frio para ser manuseado. A chaleira ou panela da água basta esvaziar e também deixar secar ao ar livre.
Você já testou esse método vezes o suficiente, já sabe se virar com ele. É possível melhorar? Como melhorar?